Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins

Câmara Municipal de Bom Jesus do Tocantins

Bom Jesus do Tocantins do Pará

Aspectos Históricos e Culturais

O município de Bom Jesus do Tocantins foi criado pela Lei nº 5.454, de 10 de maio de 1988 sancionada pelo então governador Hélio da Mota Gueiros, com área desmembrada do município de São João do Araguaia.

Esta Lei estabeleceu que, enquanto o município de Bom Jesus do Tocantins não possuísse legislação própria, seria regido pelas leis e atos reguladores do município de São João do Araguaia, e integraria a Comarca Judiciária de Marabá. A instalação do Município aconteceu no dia 1º de janeiro de 1989, com a posse do prefeito Lúcio Antunes da Silva, vice-prefeito e vereadores eleitos.

A história de Bom Jesus do Tocantins está relacionada com a do Município que lhe deu origem, São João do Araguaia. Por volta de 1960, devido à inexistência da rodovia estadual PA-70 (atual BR-222) e, também, quando a oferta de terras devolutas era muito restrita, poucas pessoas tinham acesso àquela região.

Segundo a memória social local, foi o maranhense Adão Alvino de Souza em 1962, quem primeiro se estabeleceu em terras do já formado município de São João do Araguaia, onde iniciou uma roça. Com o tempo, em 1966, outros maranhenses foram-se instalando no local. Por volta de 1968 ali habitavam cerca de 60 moradores.

Foi então que construíram uma escola e, em 1969, foi fundado o povoado com o nome de Bom Jesus do Tocantins. A emancipação político-administrativa e econômica foi inevitável em função do difícil acesso ao município-mãe, longe cerca de 150 Km que impedia o povoado de receber apoio regular e necessário ao seu desenvolvimento.

Assim foi feito o plebiscito, a votação foi praticamente 100 % favorável para transformação em município. Em 1991, pela Lei nº 5.708, de 27 de dezembro de 1991, o município de Bom Jesus do Tocantins, teve parte de suas terras desmembradas para a criação do município de Abel Figueiredo, anteriormente o seu principal Distrito.

A denominação Bom Jesus surgiu a partir das idéias de moradores mais antigos que consideravam ser este um nome significativo, pois é o nome do filho de Deus. O Município possui, somente, o distrito-sede: Bom Jesus do Tocantins.

Instalação da Câmara Municipal de Bom Jesus

1º de janeiro de 1989

Endereço da Primeira Câmara

Avenida Jarbas Passarinho, S/nº. – Centro

Em 1999 a Câmara passou a ser sede própria no mesmo endereço (através de Emenda Parlamentar da deputada Estadual Elza Miranda) sob a Presidência o Vereador Geraldo Luiz de Moraes, prefeito saudoso Lúcio Antunes da Silva.

Aquisição do Prédio Próprio

A aquisição do prédio foi Emenda Parlamentar da Deputada Elza Miranda através de convênio junto a Secretaria de Estado de Planejamento – SEPLAN, sob o Secretário Simão Jatene, Governador do Estado saudoso Dr. Almir Gabriel.

Nome do Plenário

Plenário João Batista do Nascimento

Em homenagem ao saudoso ex-vereador João Batista do Nascimento, pelos relevantes serviços prestados ao Poder Legislativo Municipal pelo homenageado, que durante o exercício da vereança, apresentou proposições de grande interesse para o desenvolvimento de nosso município.

Ações Populares Consideradas Relevantes

  • Criação da Tribuna Popular, conforme previsto no Art. 290, Parágrafo Único, do Regimento Interno – Projeto de autoria do Presidente – Biênio: 2017/2018, Antonio Nanô de Freitas.
  • Criação das Reuniões Itinerantes, conforme previsto no Art. 3º, Parágrafo Único, do Regimento Interno – Projeto de autoria da Vereadora/1ª. Secretária Iole Barbosa de Menezes.
Skip to content